::: Cápsulas Orgânicas: um novo modo de se enterrar pessoas :::

Sim, você leu certo, este é um post sobre morte/enterros. Faz um tempo que vi uma matéria no awebic.com falando sobre esse assunto e fiquei tentando imaginar como seria se os países adotassem essa nova técnica e qual seria o impacto nas tradições ao redor do mundo.

Particularmente eu não sigo crenças em relação a morte, eu odeio velórios e mais ainda enterros. Eu odeio o fato de cultuar a morte que é bem particular nosso, gosto mais dos países que oferecem comidas, jantares, recepções e acabam por cultuar a vida da pessoa, eles mostram tudo o que a pessoa foi em vida e não só aquele momento triste. Acho que tristeza já basta a dor que sentimos quando perdemos alguém, não precisamos cultuar essa dor.

Mas eu também não sei se eu aceitaria essa ideia da Cápsula Orgânica. Aparentemente ela faria um bem à Natureza, já que não se cortariam as arvores para fazer caixões e teríamos um cemitério mais “bonito” (se é que tem como achar um cemitério bonito, mas acho que entenderam o ponto da questão).

The Capsula Mundi é um projeto italiano criado por Anna Citelli e Raoul Bretzel e eles pretendem dar a ideia do ciclo da vida, já que cada cápsula gerará com sua matéria orgânica uma árvore, a qual seria a preferida da pessoa ou de seus entes queridos.

Como assim? O corpo falecido vai dentro da cápsula e então enterrado no cemitério, logo após é plantada uma semente ou uma árvore para usar de sua matéria orgânica e assim criando um certo ciclo de vida.

Como disse, a pessoa pode escolher qual a semente, qual árvore que irá crescer ali, transformando um cemitério em um lugar verde e cheio de memórias. Talvez seja realmente mais bonito e um pouco melhor de se visitar, acho que seria legal conversar com meus avós em forma de belas árvores, eu com certeza cuidaria com carinho delas. Mas ao mesmo tempo eu ainda acho meio estranho tudo isso.

E vocês, alguém tem alguma opinião sobre o assunto? Sintam-se a vontade em expressar o que pensam nos comentários, não vou bloquear nenhum 😉

Retirei a matéria e as fotos deste site awebic.com

Deixe um comentário

